Deixe a vida te surpreender
  • VIVIDA Team

Deixe a vida te surpreender

Um dos passeios que promovemos na Vívida é a ida a museus e exposições. No mês de setembro fomos à Pinacoteca de São Paulo, uma rica obra arquitetônica e repleta de história, além das exposições fixas e itinerantes em seu espaço.



Nosso time era selecionado! Dona Vilma, 69 anos, moradora da cidade de Barueri e uma das pessoas mais bem-humoradas que já conheci, além de fazer parte de iniciativas importantes na cidade em campanhas contra o câncer de mama; e Irene (que me pediu por favor, para tirarmos o "dona" de seu nome rsrs), uma arquiteta e paisagista apaixonada por obras de arte, que hoje vive num asilo na Mooca, distante de suas coleções.


O passeio, que chamamos de Conexão Pinacoteca, foi o primeiro que promovemos como atividade coletiva externa. E para acompanhar Vilma e Irene, dois anjos Vívida, Dora e Sophia, foram fundamentais para dar o apoio e cuidado necessário a elas.




Sophia e Dora dando suporte para Vilma e Irene, enquanto apreciam "Musa Impassível", de Victor Brecheret

A ideia era teletransportar nossos vividos de suas casas para este local cheio de sensibilizações, conteúdo e reflexões, promovendo uma experiência alegre e diferente no cotidiano deles.


A arte lava da alma a poeira da vida cotidiana Pablo Picasso

Dentro da missão da Vívida, entendemos a importância de manter a mente ativa e também explorar o mundo em que vivemos com outros olhos e referências novas. Além do aprendizado proporcionado, a companhia dos jovens traz uma riqueza única para esse momento.


A Pinacoteca oferece esse passeio a grupos de idosos, com um educador, que vai conduzindo o passeio dentro do tempo de 2 horas. É uma experiência maravilhosa para todos. Inclusive eu, que ali estava, e pude perceber que muito da cidade em que moro ainda não conhecia.


Ao chegar, ouvimos um pouco sobre o lugar e as exposições e artistas que ali estão contemplados. E, a partir dali, escolhemos o que ver. O mais interessante foi que, além das obras, aprendemos muito sobre a história de São Paulo, porque a Pinacoteca é um edifício que tem mais de cem anos e abrigou um liceu de artes e ofício, quando da construção da Estação da Luz.



Maquete da Pinacoteca, próxima a estação da Luz, edifício construído com o propósito de abrigar os trabalhadores daquela obra inaugural na cidade de São Paulo, há mais de 110 anos

Dentre as obras de arte ali expostas, há quadros do modernismo brasileiro e também esculturas maravilhosas de artistas como Victor Brecheret, que tem muito de sua arte também espalhada pela cidade de São Paulo e é um dos ícones modernistas brasileiros.


Se, para mim, tudo que aprendi neste dia foi maravilhoso, trazendo fatos da histórias de São Paulo que não conhecia, imagina quanta riqueza não trouxe para essas duas senhoras que, ao término, não paravam de nos agradecer e perguntar quando seria o próximo passeio.



À esquerda Vilma, com a educadora da Pina ao centro, Dora Elrich - anjo Vívida - e Irene, contemplando "Saudade" de Almeida Júnior

O passeio à Pina surpreendeu.

Quer vir à Pina com a gente? Escreva para contato@maisvivida.com.br


0 visualização