• VIVIDA Team

10 coisas que você precisa saber sobre a Longevidade

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Estivemos no Fórum da Longevidade da BRADESCO SEGUROS, em São Paulo. Esperávamos um evento de uma empresa que quer vender seus serviços como qualquer outra, mas encontramos muito conteúdo relevante sobre como você pode mudar seus hábitos e mindset para viver melhor, além de cases e apresentações internacionais de boas práticas em educação, treinamento, empregabilidade, planejamento financeiro e saúde para quem começa olhar para a segunda metade da vida.

Encontramos uma empresa realmente preocupada com seus clientes e principalmente com a longevidade como estilo de vida. Reunimos os melhores insights do evento para, em 10 frases, apresentar o que rolou em 8 horas. 1. "Vai chegar o momento em que o único recurso renovável que teremos serão as pessoas" - frase que o Dr. Alexandre Kalache relembrou do fórum do ano passado. Dr Kalache é muito conhecido por seus trabalhos em gerontologia no Brasil e no mundo. Além de médico e gerontólogo, é doutor em saúde pública pela Universidade de Oxford. No Painel Conhecimento, ele lembrou a urgência da aprendizagem permanente para nós sempre nos renovarmos e abrirmos o leque de oportunidades - não importa a idade. 2. "A vida é choque de forças em sentido contrário, é movimento" - Viviane Mosé lembrando o filósofo alemão Nietzsche e sua teoria de Vontade de Potência, que seria a principal força motriz do ser humano. 3. "We don't see the age, we see the person", resposta dada por estudantes da Dublin City University, primeira instituição de educação Age-friendly no mundo, quando foram perguntados sobre os resultados que sentiam da experiência e aprender ao lado e junto com pessoas mais velhas que eles. 4. "Em toda mudança você assume um risco mas, se você não mudar, você também assume um risco". A Dra Karla Giacomin falou um pouco sobre mudança de hábitos e estilo de vida, mostrando pesquisa que aponta a predisposição genética como sendo apenas 20 a 30% de influência em sua saúde - o restante é com você! Mudança de hábito, alimentação saudável,...saúde é na correria do dia a dia mesmo.


5. "Todo mundo sai perdendo quando uma geração fica de fora". - Dra Karla Giacomin no painel Planejando a Longevidade, que trouxe várias vezes ao debate a importância de se trabalhar o conceito de envelhecimento nos mais jovens. 6. "A essência da prosperidade sustentável não é o dinheiro, é o amor" - Marcos Silvestre, economista e uma das pessoas que mais fala de finanças no dia a dia, relatando sua experiência atendendo milhares de clientes e observando o que realmente leva uma pessoa ao sucesso na vida. 7. "50+ people are investing in new skills so they can make businesses better and organizations stronger" - frase extraída da apresentação "The New 50+ Career" de Tim Driver, empreendedor social na área de educação corporativa. Ele falou sobre os desafios e competências para os profissionais longevos e apresentou cases de pessoas que mudaram de carreira após os 50 anos. Pessoas que viraram empreendedoras, ganharam novos skills para se tornarem mais competitivas ou se tornaram PhD em Educação. Ele também mostrou que mais de 50% dos vividos preferem o aprendizado flexível on online, enquanto 30% procuram modelos híbridos que combinam online e presencial. 8. Dr. Alexandre Kalache lembrou que "As 4 pragas do século 21 são: solidão, suicídio, opiáceos e obesidade - e estão matando pessoas no mundo todo". O que você está fazendo como empresa e como pessoa para combatê-las? 9. "Participation is the key - find a way to participate, have the courage to go outside and present yourself and also remain purposeful". Dica de Tim Driver - CEO na Age Friendly Ventures, embaixador no Aging 2.0-Boston e co-chairman do Employment Work Group, um conselho presidido pelo governador de Massachusetts Charles Baker, para tratar de questões relacionadas ao envelhecimento na cidade.


10. "A forma como você pode encontrar um caminho é buscar seu propósito de vida na vida do outro, ao menos foi como eu encontrei o meu" - Marcos Silvestre que há 30 anos ajuda pessoas como consultor em finanças pessoais.


Mais sobre essas personalidades e os palestrantes em: https://www.vivaalongevidade.com.br/14-forum-da-longevidade-programacao-palestrantes-ao-vivo E a deixa com 2 min de Viviane Mosé, um dos pontos altos do evento:


120 visualizações