• Viviane Palladino

É possível ser voluntário a distância?

Voluntariado significa se doar – doar tempo, habilidades ou recursos – para ajudar alguém ou o meio ambiente. A compensação não se dá em dinheiro e sim em troca afetiva, amor e carinho. E o mais importante: contribuímos para um mundo melhor.

É a lei do coletivo e não do individual.


Para escolher um trabalho voluntário é importante ter um interesse pessoal seu naquela causa voltada seja para o bem-estar social ou a sustentabilidade do planeta.


Para saber quais são as ONGs que disponibilizam algum trabalho que você possa se identificar, vale conhecer a ATADOS, que parece ser a base mais completa no Brasil sobre o tema. Eles possuem mais de 2 mil organizações, movimentos e coletivos sociais mapeados no país.

Com a pandemia, aumentaram as possibilidades de fazer o bem a distância, e são muitas. No site da Atados você encontra cerca de 300 oportunidades para atuar. Dê uma olhadinha...

Diversão por delivery


Em uma análise rápida no Google Trends, é possível ver que a busca pela palavra Delivery no Brasil saltou 80% na segunda quinzena de março – período de início do isolamento social no Brasil, devido a pandemia do Covid19.


Estamos todos, e não só aqui, mas no mundo inteiro, tentando fazer as coisas a distância.

E, afinal, pedir supermercado ou outros produtos através da internet, não é novidade para ninguém. Porém, quando se trata de serviço...


Como atender pessoas que estão com necessidades específicas sem pode estar presente? Existem muitos serviços não podem prescindir do contato físico.

Na live Diversão, agora por delivery a gente entrevista o diretor artístico de uma das instituições sem fins lucrativos mais conhecidas do país, e junto com ele uma das artistas participantes do projeto Plateias Hospitalares, que faz a curadoria e promove a arte dentro de hospitais, para saber como eles tem se virado para divertir pacientes e profissionais de saúde sem poder estar nos espaços em que eles se encontram.


A Doutores da Alegria tem 28 anos de história e contribui para o bem-estar de pessoas doentes e internadas nos hospitais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Embora seja uma associação sem fins lucrativos, possuem cotas de doações e apoio de pessoas e empresas - o que permite que o lindo trabalho dos artistas seja remunerado.


Há também posições abertas para voluntários em outras frentes de atuação. Caso você se identifique com o projeto, clique aqui para conhecer como pode abraçar a causa.

O desafio deles foi transformar um trabalho que era 100% presencial em uma solução eficiente sem poder entrar dentro das instituições públicas de saúde, e ajudar os profissionais de saúde a terem dias mais leves diante de tudo que estão presenciando.


Assista a live em nosso canal do YouTube e saiba como eles tem feito isso!

A Mais Vívida e o voluntariado online

Para quem quis ser voluntário no trabalho com idosos, na Mais Vívida – startup que conecta jovens com pessoas acima de 65 anos – abrimos esta frente de atuação em março de 2020, no início da pandemia. Mais de 400 pessoas se cadastraram.

Os idosos, nossos principais clientes, são grupo de risco e tem de ter nossa atenção total neste momento – independente do faturamento da empresa.

Realizamos escuta e conversas de apoio para quem está sofrendo com o isolamento ou a perda de um ente querido e também realizamos entregas para aqueles que não podem sair de casa.

Desde antes da pandemia também estabelecemos o voluntariado como um dos pilares de nossa atuação, para estimular a cultura social e de ajuda ao outro entre idosos e jovens. A cada mês, visitamos um lar de idosos, levando música, companhia e alegria para as tardes de domingo – de forma presencial. E qualquer um pode fazer parte deste grupo – é só entrar em contato através do contato@maisvivida.com.br.

Embora tenhamos essa frente de atuação, a Mais Vívida não é uma ONG. Somos uma empresa de impacto social. No nosso próximo post vamos falar sobre a tese que acreditamos e porque nos estabelecemos como uma empresa de impacto.

Para saber mais acesse www.maisvivida.com.br

0 visualização